
Provavelmente vós que nascestes na época dos computadores nunca recebestes uma carta que não fosse uma conta de água ou de luz. Mas com certeza sabes que as cartas por muito tempo foram o mais popular e uma das mais usadas. Cartas eram esperadas com ânimo, traziam notícias e até mesmo matavam saudades.
E acompanhando a carta vinha o selo que validava o serviço postal. E se algo existe, sempre haverá alguém para colecionar. Com o selo não poderia ser diferente, afinal é algo que tem uma arte envolvida.
Mas que as pessoas colecionam selos não é novidade para ninguém. Porém muitos nem desconfiam que colecionar selos tem quase uma ciência paralela, e que esses pedacinhos de papel valem muito, mais muito, dinheiro.
Para se ter uma idéia anualmente a filatelia movimenta mais de 16 bilhões de dólares. E o Brasil é um dos mais ricos em questão de material colecionável, afinal foi o segundo país a emitir selos.
A filatelia tem até um orgão moderador, como uma bolsa de valores, " A Casa Filatélica Stanley Gibbons".
Segundo seu site a "Federação Brasileira de Filatelia" fundou-se em 17 de dezembro de 1976, e tem como objetivo regular a atividade filatélica brasileira (meio óbvio), e é filiada a Federação Internacional de Filatelia (FIP) e a Federação Inter-americana Filatélica (FIAP).
Aos interessados seu site é esse aqui:http://www.febraf.org/index.html
Agora vamos falar um pouco de selos brasileiro, assunto que possui até uma página na Wikipédia.
Como já disse o Brasil foi o segundo país a emitir selos, somente atrás da Inglaterra. O primeiro selo produzido em nossas terras foi o "Selo Olho de Boi", famoso até a atualidade.
Durante o Império Brasileiro (1822-1889) um dos selos que se destacaram foi o " Selo Alviverde", impresso em 1878 e tinha estampado a efígie de Sua Alteza Imperial e Real Dom Pedro II (achou puxa saco? Sou monarquista).
Mas na atualidade os selos tem obras de arte, lugares famosos, charges e até mesmo campanhas de utilidade pública.
Recentemente recebi um Kornetto Feelings de uma amiga minha que conhecí em uma acampamento em Altinópolis que no envelope tinha dois selos, um com a estação da Luz e outro com uma obra de arte.
Mas o que chama atenção ao público em geral são os selos comemorativos, em 2006 foi lançado um selo comemorativo aos 100 anos do vôo do 14-Bis, que pra quem não sabe foi na França, e em 2007 foi lançado o selo comemorativo ao Centenário do Movimento Escoteiro, com a mais famosa foto de Lord Baden-Powell, o ilustre fundador do movimento.
Bem, acho que já falei um bocado sobre selos, mas quem quiser ir além do Tejo, eis aqui uma série de links para você dar uma olhada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário