terça-feira, 8 de junho de 2010

Cavaleiros da Távola Redonda




Um dos mais famosos tópicos do Ciclo Arturiano (fatos que cercam o Rei Artur) é a Távola Redonda e seus cavaleiros. Mas popularmente muito se fala e pouco se explica sobre a o assunto, sendo assim vejo um ótimo assunto para comentar no meu blog.
Em princípio é preciso saber que Távola é uma espécie de mesa, uma mesa na qual reuniam-se os cavaleiros da Ordem da Távola redonda. A mesa da reunião era redonda para que não houvesse uma cabeceira ou qualquer ponto distintivo, tornando assim todos os membros iguais, ao mesmo nível. Ou seja o Rei sentava ao redor de seu mais honrosos cavaleiro.
Vale também relembrar que a Távola Redonda era um Ordem Militar Honorífica, não uma patente. O mais graduado cavaleiro, mesmo tendo uma Patente Militar muito alta, não podia entrar para a Ordem se não fosse do consenso de todos os cavaleiros. Ficava quem o rei e os membros quisesse.
As histórias sobre a távola redonda diferem muito sobre o número de seus membros, geralmente diz-se que haviam 12 cavaleiros, porém a registos literários de 150 membros.
O primeiro registro literário sobre o assunto é do século XII, descrito pelo poeta Wace.
A Távola tinha uma lei que era rigidamente seguido por seus membros, não era uma série de leis, mas sim uma série de escôpos que norteavam a vida militar e pessoal do membro. Eram essas:
  • Buscar a perfeição humana;
  • Retidão nas ações;
  • Respeito as semelhantes;
  • Amor pelos familiares;
  • Piedade com os enfermos;
  • Doçura com as crianças e mulheres;
  • Ser justo e valente na guerra e leal na paz.
Diz as histórias que a principal busca da Ordem era achar o Santo Graal e proteger o Rei Artur e seus domínios. Mas o fato de se criar uma organização tão seleta para buscar um "Cálice" em que o sangue de Cristo esteve,nos leva a pensar sobre o que representava, representa ou o que era o Santo Graal. E isso faz relembrar o que a maioria das pessoas conheceu com Dan Brow (e que a igreja descobriu que alguém sabia, seja verdade ou não), que o Santo Graal pode ser uma pessoa viva e, mais provavelmente, uma mulher. Mas isso é outro assunto, e nosso foco é a Távola.
As Histórias sobre a Távola ainda indicam que alguns Sirs da Ordem encontraram o graal, eram eles Sir Kay, Sir Bedivere, Sir Gawain e (segundo a boa e velha Wikipédia) um tal de Galahad. A Wikipédia tem artigos sobre esses "zés" do graal.
Um assunto bem vasto, não concordas? E como não sou um explicador, e sim um instigador passo a bola pra vocês afinal é o leitor que deve concluir suas conjecturas pensando por próprio, nada aqui se ganha de bandeja. Abaixo, como de costume, uns links para você que se interessou:
Bom Proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário