domingo, 27 de junho de 2010

Química Fictícia, e a sua Tabela.


Um dos desafios de alguém que entra no ensino médio são as aulas de química. Matéria complexa, com detalhe, envolvendo vários símbolos e formas.(Vocês já vão entender o por que do Patolino à esquerda)
Porém, ao contrário de química, a maioria das pessoas gostam de ficção, seja literária, em seriados ou em filmes.
Estava lendo uma matéria publicada no site da revista Mundo Estranho que abordava tabela periódica, aquela que retrata todos os elementos, mas a da Ficção.
"Agora o cara endoidou de vez", você deve estar pensando, mas não, ainda continuo lúcido, assim como os editores da Mundo Estranho.
A ficção retrata a química de diversas formas, diz a matéria.
Por exemplos, os mais antigos, seus pais e seus tios, quando tinham nossa idade (14, 15, 16, 17 anos), estariam acostumados a ouvir o elemento fictício nomeado de Amazônium. Com certeza você deve estar se perguntando onde raios isso ficava. Pois eu lhe digo, esse metal, resistente a balas, e até armas atômicas esta presente nos braceletes da Mulher Maravilha. Perguntem a seus pais para verificar.
Mas mudando um pouco no Universo Marvel, vamos falar de outro miraculoso metal, também resistente a ataques nuleares, o Adamantium, mais conhecido, afinal forma a estrutura de uma personagem mais destacada atualmente, o Wolverine (aqueles apêndices que saem da mão dele quando ele as fecha).
O único material que se compara ao anterior e que pode derrete-lo é o Vibranium, que transforma o som em ondas que podem derreter o anterior.
Nem o Patolino escapa, ele é uma das vítimas do Elephantanium, um não-metal que além de modificar a aparência física pode ter poderes hipnóticos. "Seu" Barbera era criativo, não concordas?
Podemos ainda citar a famosa substância rochosa que faz o Super-Homem tremer as pernas, o não-metal, muito conhecido, chamado Kriptonita, proveniente do planeta Kripton, cuja a vermela provoca mutações físicas e da mente.
Temos ainda o raríssimo (segundo o seriado) átomo do Jumbônio. Detalhe: o átomo sozinho pode ser visto a olho nú, de tão grande, grandeza que se reflete em valor e em raridade, uma peça destas enfeitou a coroa do concurso miss universo do seriado Futurama.
E temos gases também, o Cheddite, gás combustível, proveniente do queijo cheddar, abordado na obra de ficção americana Star Smashers of the Galaxy Rangers.
E a mistura de elementos fictícios podem ter, como disse o artigo, "Ligações Explosivas". Afinal quem não conhece a velha receita de Açúcar, Tempero, Tudo- Que-Há-De-Bom que foi acrescido do elemento "X" (outro fictício)
Eu, grande apreciador das histórias do Tio Patinhas não poderia deixar de citar o Bombastium, que ao ser jogado na água se transforma em grandes quantias de sorvete.
Na postagem anterior eu disse que esta poderia ser melhor que a outra, e sinceramente acho que consegui. Para aqueles que acham que eu estou a falar disparates, eis a página do artigo. Quero ver contestarem a Editora Abril...

Nenhum comentário:

Postar um comentário